terça-feira, 18 de agosto de 2020

O que prevê o sucesso da Matemática e da Leitura em seu filho e como começar cedo

Como mulher, mãe, amiga e [o que eu gosto de pensar] uma boa contadora de histórias, há algo que eu sou particularmente boa. Exagero.

Eu exagero a mais recente discussão com minha irmã quando conto ao meu marido sobre isso, e exagero absolutamente a que horas meu marido chegou de happy hour quando eu reclamei com minha irmã sobre isso. Viu? Vai para os dois lados.

Então, o que isso tem a ver com o desenvolvimento da linguagem do bebê e da criança?
Deixe-me perguntar-lhe isto primeiro... O que chama a atenção de seu filho? Sirenes de caminhão de bombeiros? Aquele momento em que você grita em voz alta porque queimou o jantar ou eles estão curtindo uma boa brincadeira de 'ole fashion fun water play' no banheiro?

As crianças adoram o exagero! Estamos usando grandes vozes, grandes emoções por todo o rosto, pausas dramáticas e suspiros, e o momento está cheio de emoção. E... BOOM-BAM! Você tem imediatamente a atenção deles. Eles estão de olhos arregalados, fazendo contato visual, e interessados em você por causa de sua curiosidade inata e necessidade de saber (como eu e meu embaraçoso vício em TV de realidade Bravo).

Manter a atenção de seu filho é na verdade a chave para o aprendizado. Eles têm que ser engajados, receptivos, fascinados e atraídos pelo que você está fazendo. Portanto, adivinhe o que... você tem que ser interessante.

Oh, a pressão para entreter nossos próprios filhos!
Estudos mostram que uma criança é capaz de manter sua atenção aos 4 anos de idade, pode prever a matemática e os resultados da leitura. E na minha experiência, a melhor maneira de manter sua atenção é exagerar.

Por exemplo... você está construindo uma torre de blocos pela 354ª vez hoje. Seu filho está perdendo o interesse e você pode vê-los desbotando, de olho no próximo brinquedo no canto. Em vez disso... você exagera no tremor de sua mão ao colocar o próximo bloco no topo, dispara um olhar de extrema preocupação na direção de seu filho, pedindo ajuda para estabilizar sua mão exausta... e então o pior acontece. A torre desmorona, esmagando cada bloco abaixo dela, chocando-se com o sofá, e o SEU TOE. Seu precioso dedo do pé! Catástrofe.

Parabéns, você acabou de criar um momento incrivelmente divertido, divertido e envolvente com seu filho, e aposto que eles estão de volta implorando por mais.

Só é preciso um pouco de exagero... ou talvez eu apenas assista demasiada reality TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário